domingo, 7 de setembro de 2014

Atividade de matemática - Situação problema com o jogo pega varetas

Olá, 

Estou organizando uma formação em matemática, mais precisamente em resolução de situação problema.

Observamos que as crianças apresentam grande dificuldade em ler, interpretar e resolver problemas. Daí pergunto?

- O problema está na criança ou na proposta do professor?

O PNAIC - Matemática, caderno 8,  nos traz importantes reflexões:

"Quando uma criança está resolvendo um quebra-cabeça ou jogando com um colega, aquela situação também é um problema que ela enfrenta por desejo,o desejo de ganhar, de superar um obstáculo, de descobrir algo e de desafiar a si própria. De modo geral, jogos são tipos de problemas."

No contexto escolar, a diferença fundamental é que o problema deve ser problema para o aluno mais que para o professor!

Muitas vezes, observamos que a criança não atribui significado para o problema proposto, portanto acaba não compreendendo a questão  e consequentemente não  conseguindo resolvê-lo.

Buscando um novo caminho, estou sugerindo uma situação didática com o jogo pega varetas e para desenvolver esta sequencia será necessário seguir algumas etapas:
  1. ensinar o jogo para as crianças: um recurso bem interessante é convidar alunos mais velhos (salas do 4° e 5° ano) para ensinar os alunos mais novos (1°, 2° e 3° ano). Esta é uma forma de valorizar as relações entre as crianças. Todos saem ganhando, os menores que  aprenderão  a partir de uma linguagem mais próxima, os mais velhos que reforçarão suas aprendizagens e colocarão em jogo as estratégias de transmissão de informações.
  2. trabalhar com o registro do jogo e estratégias para pontuar: agrupamento de cores, somas sucessivas das parcelas, etc
  3. transpor a brincadeira para a situação  problema  em forma de atividade - papel.
Vamos tentar fazer diferente? Vamos partir de uma brincadeira para depois propor  a realização da atividade de resolução de problemas  no papel? 

Caso aplique esta sequência e queira compartilhar comigo, ficarei feliz em saber do resultado..

Até mais....







LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...