quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Dinâmica de leitura - A importância do título

Olá,

Estou participando de uma formação em "linguagem" e nesta formação pudemos conhecer algumas vivências/experiências muito bacanas.
Para cada vivência/experiência proposta, estabelecemos um objetivo de leitura!
Nesta atividade, o objetivo de leitura é compreender a importância do título em um texto bem como trabalhar com a inferencia de uma informação implícita em um texto.
Esta atividade trabalha o seguinte descritor:




D4– Inferir uma informação implícita em um texto.

As informações implícitas no texto são aquelas que não estão presentes
claramente na base textual, mas podem ser construídas pelo leitor por meio da realização
de inferências que as marcas do texto permitem. Alem das informações explicitamente
enunciadas, há outras que podem ser pressupostas e, conseqüentemente, inferidas pelo
leitor.
Por meio deste descritor, pode-se avaliar a habilidade de o aluno reconhecer
uma idéia implícita no texto, seja por meio da identificação de sentimentos que dominam
as ações externas dos personagens, em um nível básico, seja com base na identificação
do gênero textual e na transposição do que seja real para o imaginário. É importante que
o aluno apreenda o texto como um todo, para dele retirar as informações solicitadas.
Essa habilidade é avaliada por meio de um texto, no qual o aluno deve buscar
informações que vão além do que está explícito, mas que à medida que ele vá atribuindo
sentido ao que está enunciado no texto, ele vá deduzindo o que lhe foi solicitado. Ao
realizar esse movimento, são estabelecidas de relações entre o texto e o seu contexto
pessoal. Por exemplo, solicita-se que o aluno identifique o sentido da ação dos
personagens ou o que determinado fato desperte nos personagens, entre outras coisas.

www. inep.gov.br

Para a aplicação desta atividade, devemos ter os seguintes procedimentos:


  1. solicitar a leitura silenciosa  do texto e a escrita de um título (hipótese do aluno);
  2. fazer a leitura do texto em voz alta (sem revelar o título);
  3. socializar os títulos dados pelos alunos e registrá-los na lousa;
  4. revelar o título do texto;
  5. promover um debate, aproximando os títulos dados pelos alunos, do título original;
  6. refletir com os alunos a importância do título e o quanto ele oferece ao leitor a possibilidade de antecipar as informações do texto.
Fiz esta atividade em HTPC e foi um momento muito rico e significativo para o grupo de professores.

Para realizar com as crianças, seria interessante pensar em um texto próprio para a faixa etária bem como os assunto discutidos em sala.



O título deste texto é "A viagem de Colombo"

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...