O tema "Sustentabilidade" está em pauta no dia a dia de sala de aula. É preciso conscientizar a criançada acerca da quantidade de lixo que produzimos.
A seguir deixo um projeto institucional sobre o tema e algumas ideias para realizar com as crianças...
Projeto - Arte e Sustentabilidade
JUSTIFICATIVA
Considerando a necessidade
que temos de conscientizar e melhorar a
qualidade ambiental do lugar em que vivemos, como também preservar os recursos
naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o meio Ambiente, propomos este projeto.
OBJETIVO
GERAL:
O
principal objetivo deste projeto é propor
a educação ambiental por meio da Arte. A ideia central é trabalhar a criatividade reaproveitando
materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser útil,
conscientizando os alunos dos danos que
muitos materiais causam ao solo e aos rios, bem como realizar a prática
artística através da reciclagem.
Propiciar
ao educando o desenvolvimento crítico em
relação ao meio ambiente e uma posição
de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
Utilizar as
diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes
intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser
compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua
capacidade expressiva.
Por
meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento de
mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística,
trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
Utilizar
materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de
expressão e comunicação.
Produzir
trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da
colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos
processos de criação.
ESTRATÉGIAS
/ METODOLOGIA:
Ø Divulgação
do projeto para os professores e comunidade escolar.
Ø Trabalhar
com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma postura crítica diante da
realidade de informações e valores comportamentais, bem como a expressão por
meio da arte.
Ø Para que os estudantes possam compreender a
complexidade e a amplitude das questões ambientais é, fundamental
oferecer-lhes, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão
abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão
contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico a
suas condições sociais e culturais.
Ø Os
conteúdos do Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da
transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo
a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global
e abrangente da questão ambiental.
Ø As
pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através de
utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet etc.
Ø Ao
buscar informações, o educando deverá
portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a
veracidade dos fatos.
Ø Cada
turma ou grupos de ano/ciclo, deverá escolher
um dos temas propostos de acordo com seu nível de interesse, demonstrando
interação entre conhecimento e criatividade.
Abrangência
O projeto pretende alcançar nossas crianças, bem como os
funcionários, professores, e toda comunidade.
CONTEÚDOS E OBJETIVOS POR
TRIMESTRE
ORIENTAÇÕES PARA O PROJETO:
Como vamos trabalhar?
Aulas teóricas e práticas;
Oficinas pedagógicas;
Aulas de campo;
Confecção de painéis;
Produções de texto;
Pesquisa, coleta e seleção de materiais;
Experimentos;
Orientação e acompanhamento nos trabalhos a
serem realizados e
Criação de um manual de etiqueta ambiental.
1°
TRIMESTRE: LINGUAGEM TEATRAL E POÉTICA
O autor desvela o mundo –
com tudo o que essa palavra possa significar por meio dos seus sentidos,
intuição, imaginação, intelecto, sensações. Idéias que se interligam a
formas,como podemos ver na peças teatrais.
1º
trimestre
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Conhecer
diferentes manifestações teatrais de diferentes culturas, para ampliar o
conceito de teatro e suas possibilidades expressivas;
Apreciar
manifestações teatrais , criando relações com suas próprias idéias e
sentimentos;
Conhecer
e experimentar forma de improvisação teatral
|
Reflexão
sobre as varias possibilidades de expressão teatral. Ex: profissionais,
populares, circenses, fantoches, teatro de sombras, etc.
Expressão
de impressões pessoais em situações de discussão coletiva sobre espetáculos
apreciados
Improvisação
de jogos dramáticos. Ex: temas,
objetos, situações , imagens, sons e textos de diversos gêneros.
Organização
e produção de uma apresentação teatral para comunidade
|
ORIENTAÇÕES
DIDÁTICAS
O professor deverá permitir a liberdade pessoal da criança para
experienciar e mostrar sua comunicação teatral, esta contribuirá, desenvolvendo
seu humanismo e relacionando-se livremente com quem a cerca.
Indicações
para este trabalho:
Ø
Jogos de
improvisação: pode partir de um texto de cordel ou de uma historia, e pedir para os alunos
criarem personagens, a partir de uma situação,
além de ser um ótimo exercício de criatividade, as crianças , eles podem criar as falas e até
escrever o texto dependendo da idade
Ø
teatro de
fantoches: poderá ser feita a encenação do teatro de
fantoches seja por meio de CDs de historias, ou a partir de uma historia criada
pelas crianças
Ø
teatro de
sombras da Ofélia: propor uma construção de teatro de sombras
Ø
brincadeiras
de faz de conta: a partir dos contos, as crianças poderão
incorporar os personagens e encenar a historia narrada pelo professor
Ø RODA
TEATRAL: o professor narra algumas falas de personagens clássicos e as crianças
deverão descobrir de quem se trata. EX: por que estes olhos tão grandes? –
Chapeuzinho vermelho..
Ø Culminância desta etapa do projeto: Produção
de texto teatral pelas próprias crianças: o professor poderá propor
o tema para ser trabalhado em grupo EX: lixo . As crianças produziram um texto
teatral que deverá ser encenado futuramente. Na sequencia deverá existir a
divisão de tarefas no grupo – ex: diretor, ator e atriz, figurinista, etc. A
produção das crianças poderão fazer parte da apresentação do dia da família na
escola.
2°
TRIMESTRE: LINGUAGEM MUSICAL E DANÇA
A dança é uma linguagem que
fala através do corpo humano. A clareza com que essa linguagem fala depende da
clareza com que o corpo é capaz de articulá-la.
Em nossa comunidade, a
cultura das crianças as vezes se difere da cultura do professor e muitas vezes
o professor não considera adequada certas musicas e danças apreciadas pelas
crianças.
Entendemos que a educação e
a construção de conhecimento só acontece de maneira significativa quando esta
educação parte do que é significativo para o aluno. Portanto devemos partir do
interesse deles para construímos
pensamentos mais elaborados, ou seja, partir do RAP, do FUNK, do
sertanejo, para depois apresentarmos uma musica clássica, ou MPB. O professor
deverá proporcionar a escuta e apreciação de uma musica apreciada pelos alunos,
fazendo com que possam reflitam sobre a
letra e mensagem que tal musica quer transmitir a seus apreciadores. Lógico que
a escolha da musica deverá respeitar alguns princípios, um deles, é a
integridade da criança, escolhendo uma musica sem conotações sexuais,
religiosas, respeitando o desenvolvimento moral da criança.
2º
trimestre
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Conhecer
e valorizar tradições populares: danças e musicas
Vivenciar
e criar possibilidades de movimentos
corporais, valorizando e respeitando o jeito próprio de cada um de se
movimentar e dançar
Conhecer
e utilizar fontes de pesquisa em dança
Conhecer
e apreciar diferentes musicas
brasileiras selecionando e estudando aspectos de sua história;
Experimentar
a linguagem musical por meio de diferentes fontes sonoras: voz, corpo,
diferentes materiais e instrumentos musicais disponíveis
|
Experimentação
de movimentos corporais explorando os elementos que compõem a dança. EX:
gestos, velocidade, ritmo, equilíbrio, som (ou ausência dele).
Apreciação
de diferentes musicas brasileiras e estudo da sua historia. EX: erudito ,
popular, instrumental, cantada, regionais, etc.
Conhecimento
e uso de diferentes locais e fontes de divulgação e registro musical. EX:
apresentações, shows, discos, vídeos, internet, livros, jornais e revistas.
Experimentação
de sons e ritmos com o uso da voz e do corpo;
Exploração
de instrumentos musicais diversos, confeccionados com materiais recicláveis
ou não.
Exploração
dos instrumentos da fanfarra.
Produção
de uma dança, a ser apresentada no Festival de dança, em julho de 2012;
|
Indicações para este
trabalho:
Ø Roda
de música: o professor poderá colocar uma musica conhecida dos alunos para que
possam dança-la e aprecia-la (ex: rap, funk, pagode, sertanejo); também poderá
em outro momento desafiar os alunos a compreenderem e interpretarem uma musica
especifica, os fazendo refletir sobre a mensagem em que tal letra passa.
Ø Roda
de musica internacional: colocar ritmos desconhecidos para apreciação dos
alunos. Ex: musica indiana, italiana, japonesa, etc.
Ø Roda
de dança: colocar músicas que sugerem os movimentos e passos. Em roda pedir
para cada criança inventar um gesto ou um passo para que todos o imitem;
Ø Trabalho
com grupos musicais como: PALAVRA CANTADA, TECA ALENCAR, PARTIPIM (Adriana
Calcanhoto), XUXA Só para baixinhos, também favorece a dança, o movimento , a
expressão e a reflexão.
Ø Culminância desta etapa do projeto:
Produção de uma dança a ser apresentada a comunidade do bairro ao término do ano letivo
3° trimestre: linguagem visual
3º
trimestre
|
Objetivos
|
Conteúdos
|
Conhecer
diferentes produções artísticas, de estilos diversos, épocas, autores, para
ampliar conceito de artes visuais;
Criar
relações entre formas artísticas, idéias e sentimentos;
Conhecer e explorar varias possibilidades
expressiva, experimentando vários
meios e suportes, ampliando seu repertório para construção de um percurso
criador, a partir do recurso de materiais reutilizáveis, fazendo o reaproveitamento
dos mesmos.
|
Apreciação
e análise de produções de artes visuais próprias, de colegas e de artistas
profissionais , a partir de produções artísticas feitas com materiais
reutilizáveis;
Apreciação
de obras artísticas em varias modalidade: ex – desenho, pintura, gravura,
escultura, fotografia, colagem. Com foco na arte a partir do principio da
reciclagem.
Realização
de desenhos de: observação, de memória e de imaginação;
Criação
de pinturas, a partir de pesquisas de meios e suportes variados e exploração
das possibilidades expressivas do uso do material e dos elementos dessa
modalidade artística.
Produção
de uma obra, individual ou coletiva, para exposição da mostra cultural.
|
Orientações didáticas
Este trimestre é dedicado a
exploração da linguagem artística visual com foco na produção de obras a partir
da reutilização de materiais. São muitas opções de produções! A ideia é agregar
a produção artística a conscientização da educação ambiental, transformando o que seria descartado em arte.
Esta ação educativa pode
partir de uma pesquisa no laboratório de informática, sobre “ARTE E
RECICLAGEM”, fazendo uma pesquisa levantando as possibilidades de criação e de
linguagem dentro deste recurso.
Nesta pesquisa, muitas
propostas serão encontradas, basta o professor e a turma elaborarem um plano de
trabalho, lembrando que a produção artística realizada pela turma será exposta
no final do ano na mostra cultural.
Ø Culminância desta etapa do projeto:
Produção de uma obra individual ou coletiva, para exposição da
mostra cultural, utilizando materiais reutilizáveis.
AVALIAÇÃO:
Acontecerá ao longo do desenvolvimento do
projeto. Através da observação, desempenho e
interesses dos estudantes na execução das tarefas propostas, produções e
exposições das atividades.
Nenhum comentário :
Postar um comentário