Sugestões para acolhimento e organização do ano letivo:
1° atividade: pedir que circulem a mão com o lápis de cor vermelho e que dentro da mão façam uma escrita (nome, palavras amigáveis, etc).
2ª atividade: trabalhar com auto retrato (ARTES). Essa atividade permite que
tenhamos uma noção de como a criança se vê (auto imagem). O importante desta atividade é deixar que o aluno fale um pouco dele quando for mostrar seu desenho para que os amigos apreciem seu trabalho.
tenhamos uma noção de como a criança se vê (auto imagem). O importante desta atividade é deixar que o aluno fale um pouco dele quando for mostrar seu desenho para que os amigos apreciem seu trabalho.
3ª atividade: pedir para que desenhem sua casa e indiquem o cômodo que mais gostam de ficar e um a um me explicar o que fazem lá. (esta atividade nos possibilita compreender o modo de vida das crianças, suas possibilidades e interesses)
4ª atividade. O desenho da família e a escrita (como sabem) dos nomes de
cada membro (pelo tamanho e posição de cada membro dá para ter uma noção de como a criança se sente na família). As crianças do ciclo II podem escrever um pequeno texto, explicando a ilustração e a organização familiar.
cada membro (pelo tamanho e posição de cada membro dá para ter uma noção de como a criança se sente na família). As crianças do ciclo II podem escrever um pequeno texto, explicando a ilustração e a organização familiar.
5ª atividade: Encontrar o próprio nome em um caça palavras onde coloco os nomes de todos os alunos (ciclo I – 1° e 2° e até 3° ano)
6ª atividade: escrever o próprio nome de diferentes formas: na horizontal, vertical, diagonal, de trás para frente, em círculo.....
7ª trabalhando o nome da turma: o aluno deve escrever o nome de seu
amiguinho, vale ir para a carteira do mesmo buscar informações sobre a
escrita. Aqui trabalhamos a contagem de letra do nome próprio e do nome do
amigo, comparamos quantidades, onde tem mais letras, quantas a mais, letras
que se repetem na escrita dos dois nomes, letras que não se repetem.... (ciclo I)
amiguinho, vale ir para a carteira do mesmo buscar informações sobre a
escrita. Aqui trabalhamos a contagem de letra do nome próprio e do nome do
amigo, comparamos quantidades, onde tem mais letras, quantas a mais, letras
que se repetem na escrita dos dois nomes, letras que não se repetem.... (ciclo I)
8ª Montagem da chamada (trabalhamos com a sequência alfabética) e desta lista de nome o professor poderá organizar durante o ano muitas ações como : ajudante, quem fará a indicação literária da semana, acompanhar a sequencia das crianças que lerão em voz alta, etc.
9ª medindo a turma: Cada criança é medida com o barbante, cortamos o
barbante, nomeamos e fixamos na parede, no final do semestre fazemos nova
medição com o barbante para vermos quanto cresceram.
barbante, nomeamos e fixamos na parede, no final do semestre fazemos nova
medição com o barbante para vermos quanto cresceram.
Nenhum comentário :
Postar um comentário