domingo, 21 de fevereiro de 2016

Quadro curricular do 1º ano do ensino fundamental - Sequência didáticas e projeto p

Olá, 

Uma querida aluna da faculdade em leciono, assim que assumiu uma sala de primeiro ano solicitou minha ajuda para a organização da grade curricular da semana
Segue minha sugestão, considerando todas as discussões realizadas  na inserção das crianças de seis ano no ensino fundamental, como também a experiencia  que tenho com salas de alfabetização. 
Espero que ajude outros professores! Abraços 

Discussão a respeito da rotina do primeiro ano.
Atividade permanente de leitura:
Para ser uma atividade permanente de leitura é preciso que o professor faça o devido planejamento. Hoje contamos com uma importante discussão sobre sequencias didáticas de leitura e objetivos de leitura, portanto o professor deve contemplar em seu planejamento semanal os objetivos de leitura para seu ano/ciclo. Sugiro estabeleça objetivos claros e a partir deles faça a escolha dos livros a serem lidos e trabalhados com a turma.
Os objetivos podem ser pautados em:
  • ·         Conhecer as características de algum autor – ex: conhecer as características da escrita de Ruth Rocha
  • ·         Conhecer as características de algum gênero – durante a semana o professor poderá contemplar na atividade de leitura, textos de um mesmo gênero, por exemplo – fábulas, poemas, etc.
  • ·         Conhecer e levantar semelhanças e diferenças em textos de um mesmo conto – ex: conto “Chapeuzinho Vermelho” em diversas versões
  • ·         Eleger um elemento para busca de textos – EX: histórias de bruxas


Sequencias didáticas e projeto

Sugiro que o professor elabore uma sequencia didática de linguagem (oral e escrita), de matemática e de arte. As sequencias didáticas deverão partir de um tema para que exista um elo que possa contextualizar as propostas a serem desenvolvidas. Alguns exemplos de sequência didática dentro dos eixos:

Atividades lúdicas
As atividades lúdicas para o primeiro ano são essenciais, sem elas os professores irão ver pouquíssimos avanços com as crianças. São as atividades lúdicas que contextualizarão o ensino, significarão as aprendizagens, portanto dê todos os créditos para elas e veja os excelentes resultados em sua prática pedagógica.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...