Ano passado passei por uma formação sobre África na Longa Duração e desta formação procurei elaborar uma sequência didática que pudesse propor algumas experiências significativas para as crianças da educação infantil, principalmente no momento em que estamos procurando entender a Educação Infantil a partir de Campos de Experiência.
A sequência didática também pode ser realizada com a turma do 1º ano do Ensino Fundamental.
Espero que gostem!!! Abraços
SEQUÊNCIA DIDÁTICA – ÁFRICA NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
CAMPOS DE EXPERIÊNCIA –
LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM ARTÍSTICA, LINGUAGEM CORPORAL
JUSTIFICATIVA
A obrigatoriedade
do tema "História
e Cultura Afro-brasileira e Africana" existe
desde que foi aprovada a lei
10.639. A partir da sanção dessa lei, as instituições de
ensino brasileiras passaram a ter de implementar o ensino da cultura africana, da luta do povo negro no país e de toda a história afro-brasileira nas áreas
social, econômica e política.
No processo de aprendizado, a educação infantil poderá proporcionar
experiências que promovam o debate entre relações étnicas e culturais que cercam as crianças .
OBJETIVOS
Conviver
com diferentes culturas e etnias percebendo e valorizando as diferenças
individuais e coletivas existentes, aprendendo a lidar com conflitos e a
respeitar as diferentes identidades.
Conhecer-se
e construir uma identidade pessoal e cultural de modo a constituir uma visão
positiva de si e dos outros com quem convive, valorizando suas próprias
características e as das outras crianças e adultos, superando visões racistas e
discriminatórias.
Etapas
- Ensinar a brincadeira de roda da palavra. Cantada – Roda Africana
- Solicitar a pesquisa como tarefa a ser realizada juntamente com a família sobre brincadeiras africanas
- Reunir e organizar as brincadeiras pesquisadas pelas famílias para as aulas de linguagem corporal e artística
- Convidar alguns familiares para ensinar a brincadeira para as crianças
- Levar as crianças a biblioteca para leitura de contos africanos
- Levar as crianças para a biblioteca para pesquisa sobre a África (para isso, o professor deverá fazer uma pesquisa previamente para orientar as crianças onde e como procurar os livros)
- Trabalhar a letra da música da palavra cantada na sequencia didática de linguagem verbal – pseud. leitura, localização de informações no texto, escrita de palavras no texto com letras móveis
- Propor uma oficina de pinturas faciais e confecção de roupas para um baile a fantasia africano
- Propor atividades diversificadas com cantos com objetos e contexto da cultura africana
- Convidar pessoa que entenda da cultura africana para uma entrevista (trabalhar com o procedimento de entrevista)
- Procurar no globo terrestre o continente africano, como também os lugares descritos pela música da Palavra Cantada
A avaliação será processual e acontecerá em cada fase do
desenvolvimento das etapas de trabalho.
Nenhum comentário :
Postar um comentário