sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Projeto Arte e Sustentabilidade - Educação Ambiental

Olá,

O tema "Sustentabilidade" está em pauta no dia a dia de sala de aula. É preciso conscientizar a criançada acerca da quantidade de lixo que produzimos.

A seguir deixo um projeto institucional sobre o tema e algumas ideias para realizar com as crianças...

Projeto - Arte e Sustentabilidade

JUSTIFICATIVA
Considerando a  necessidade que temos de  conscientizar e melhorar a qualidade ambiental do lugar em que vivemos, como também preservar os recursos naturais e exercer nossa cidadania quanto ao cuidado com o meio Ambiente, propomos este projeto.
OBJETIVO GERAL:
O principal objetivo deste projeto é propor  a  educação ambiental por meio da Arte. A ideia central  é trabalhar a criatividade reaproveitando materiais e mostrar para as crianças que o lixo também pode ser útil, conscientizando  os alunos dos danos que muitos materiais causam ao  solo e aos rios, bem como realizar a prática artística através da reciclagem.
Propiciar ao educando o desenvolvimento crítico  em relação ao meio ambiente e uma  posição de ação e mudança frente aos problemas relacionados ao tema.
Utilizar as diferentes linguagens – corporal, musical, plástica– ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo sua capacidade expressiva.
Por meio do contato com objetos e materiais artísticos, ampliar o conhecimento de mundo da criança, além de explorar as diversas formas de expressão artística, trazendo para ação reflexiva a educação ambiental e a sustentabilidade.
Utilizar materiais sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação.
Produzir trabalhos por meio da linguagem do desenho, da pintura, da modelagem, da colagem e da construção e, assim, desenvolver o gosto e o respeito pelos processos de criação.
ESTRATÉGIAS / METODOLOGIA:
Ø  Divulgação do projeto para os professores e comunidade escolar.
Ø  Trabalhar com o objetivo de desenvolver, nos estudantes, uma postura crítica diante da realidade de informações e valores comportamentais, bem como a expressão por meio da arte.
Ø   Para que os estudantes possam compreender a complexidade e a amplitude das questões ambientais é, fundamental oferecer-lhes, além da maior diversidade possível de experiências, uma visão abrangente que englobe diversas realidades e, ao mesmo tempo, uma visão contextualizada da realidade ambiental, o que inclui, além do ambiente físico a suas condições sociais e culturais.
Ø  Os conteúdos do Meio Ambiente serão integrados ao currículo através da transversalidade, pois serão tratados nas diversas áreas do conhecimento, de modo a impregnar toda a prática educativa e, ao mesmo tempo, criar uma visão global e abrangente da questão ambiental.
Ø  As pesquisas devem ser feitas relacionando a multidisciplinaridade através de utilização de livros didáticos, enciclopédias, jornais, revistas, Internet etc. 
Ø  Ao buscar informações, o  educando deverá portar-se como um verdadeiro pesquisador: questionando e desmistificando a veracidade dos fatos.
Ø  Cada turma ou grupos de ano/ciclo,  deverá escolher um dos temas propostos de acordo com seu nível de interesse, demonstrando interação entre conhecimento e criatividade.

Abrangência
O projeto pretende alcançar nossas crianças, bem como os funcionários, professores, e toda comunidade.

CONTEÚDOS E OBJETIVOS POR TRIMESTRE

ORIENTAÇÕES PARA O PROJETO:
Como vamos trabalhar?
Aulas teóricas e práticas;
Oficinas pedagógicas;
 Aulas de campo;
Confecção de painéis;
 Produções de texto;
 Pesquisa, coleta e seleção de materiais;
 Experimentos;
 Orientação e acompanhamento nos trabalhos a serem realizados e
Criação de um manual de etiqueta ambiental.

1° TRIMESTRE: LINGUAGEM  TEATRAL E POÉTICA

O autor desvela o mundo – com tudo o que essa palavra possa significar  por meio dos seus sentidos, intuição, imaginação, intelecto, sensações. Idéias que se interligam a formas,como podemos ver na peças teatrais.

1º trimestre
Objetivos
Conteúdos
Conhecer diferentes manifestações teatrais de diferentes culturas, para ampliar o conceito de teatro e suas possibilidades expressivas;

Apreciar manifestações teatrais , criando relações com suas próprias idéias e sentimentos;

Conhecer e experimentar forma de improvisação teatral
Reflexão sobre as varias possibilidades de expressão teatral. Ex: profissionais, populares, circenses, fantoches, teatro de sombras, etc.
Expressão de impressões pessoais em situações de discussão coletiva sobre espetáculos apreciados
Improvisação de  jogos dramáticos. Ex: temas, objetos, situações , imagens, sons e textos de diversos gêneros.

Organização e produção de uma apresentação teatral para comunidade

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
O  professor deverá  permitir a liberdade pessoal da criança para experienciar e mostrar sua comunicação teatral, esta contribuirá, desenvolvendo seu humanismo e relacionando-se livremente com quem a cerca.
Indicações para este trabalho:
Ø  Jogos  de improvisação:  pode partir de um texto de cordel ou de uma historia, e pedir para os alunos criarem personagens, a partir de uma situação, além de ser um ótimo exercício de criatividade, as crianças , eles podem criar as falas e até escrever o texto dependendo da idade 
Ø  teatro de fantoches: poderá ser feita a encenação do teatro de fantoches seja por meio de CDs de historias, ou a partir de uma historia criada pelas crianças
Ø  teatro de sombras da Ofélia: propor uma construção de teatro de sombras
Ø  brincadeiras de faz de conta: a partir dos contos, as crianças poderão incorporar os personagens e encenar a historia narrada pelo professor
Ø  RODA TEATRAL: o professor narra algumas falas de personagens clássicos e as crianças deverão descobrir de quem se trata. EX: por que estes olhos tão grandes? – Chapeuzinho vermelho..
Ø  Culminância desta etapa do projeto: Produção de texto teatral pelas próprias crianças: o professor poderá propor o tema para ser trabalhado em grupo EX: lixo . As crianças produziram um texto teatral que deverá ser encenado futuramente. Na sequencia deverá existir a divisão de tarefas no grupo – ex: diretor, ator e atriz, figurinista, etc. A produção das crianças poderão fazer parte da apresentação do dia da família na escola.

2° TRIMESTRE:  LINGUAGEM MUSICAL E DANÇA
A dança é uma linguagem que fala através do corpo humano. A clareza com que essa linguagem fala depende da clareza com que o corpo é capaz de articulá-la.
Em nossa comunidade, a cultura das crianças as vezes se difere da cultura do professor e muitas vezes o professor não considera adequada certas musicas e danças apreciadas pelas crianças.
Entendemos que a educação e a construção de conhecimento só acontece de maneira significativa quando esta educação parte do que é significativo para o aluno. Portanto devemos partir do interesse deles para construímos  pensamentos mais elaborados, ou seja, partir do RAP, do FUNK, do sertanejo, para depois apresentarmos uma musica clássica, ou MPB. O professor deverá proporcionar a escuta e apreciação de uma musica apreciada pelos alunos, fazendo com que possam  reflitam sobre a letra e mensagem que tal musica quer transmitir a seus apreciadores. Lógico que a escolha da musica deverá respeitar alguns princípios, um deles, é a integridade da criança, escolhendo uma musica sem conotações sexuais, religiosas, respeitando o desenvolvimento moral da criança.

2º trimestre
Objetivos
Conteúdos
Conhecer e valorizar tradições populares: danças e musicas

Vivenciar e criar possibilidades de movimentos  corporais, valorizando e respeitando o jeito próprio de cada um de se movimentar e dançar

Conhecer e utilizar fontes de pesquisa em dança

Conhecer e apreciar  diferentes musicas brasileiras selecionando e estudando aspectos de sua história;

Experimentar a linguagem musical por meio de diferentes fontes sonoras: voz, corpo, diferentes materiais e instrumentos musicais disponíveis
Experimentação de movimentos corporais explorando os elementos que compõem a dança. EX: gestos, velocidade, ritmo, equilíbrio, som (ou ausência dele).

Apreciação de diferentes musicas brasileiras e estudo da sua historia. EX: erudito , popular, instrumental, cantada, regionais, etc.

Conhecimento e uso de diferentes locais e fontes de divulgação e registro musical. EX: apresentações, shows, discos, vídeos, internet, livros, jornais e revistas.

Experimentação de sons e ritmos com o uso da voz e do corpo;

Exploração de instrumentos musicais diversos, confeccionados com materiais recicláveis ou não.

Exploração dos instrumentos da fanfarra.

Produção de uma dança, a ser apresentada no Festival de dança,  em julho de 2012;

Indicações para este trabalho:
Ø  Roda de música: o professor poderá colocar uma musica conhecida dos alunos para que possam dança-la e aprecia-la (ex: rap, funk, pagode, sertanejo); também poderá em outro momento desafiar os alunos a compreenderem e interpretarem uma musica especifica, os fazendo refletir sobre a mensagem em que tal letra passa.
Ø  Roda de musica internacional: colocar ritmos desconhecidos para apreciação dos alunos. Ex: musica indiana, italiana, japonesa, etc.
Ø  Roda de dança: colocar músicas que sugerem os movimentos e passos. Em roda pedir para cada criança inventar um gesto ou um passo para que todos o imitem;
Ø  Trabalho com grupos musicais como: PALAVRA CANTADA, TECA ALENCAR, PARTIPIM (Adriana Calcanhoto), XUXA Só para baixinhos, também favorece a dança, o movimento , a expressão e a reflexão.

Ø  Culminância desta etapa do projeto: Produção de uma dança a ser apresentada a comunidade do bairro ao término do ano letivo

3° trimestre:  linguagem visual
3º trimestre
Objetivos
Conteúdos
Conhecer diferentes produções artísticas, de estilos diversos, épocas, autores, para ampliar conceito de artes visuais;

Criar relações entre formas artísticas, idéias e sentimentos;

Conhecer  e explorar varias possibilidades expressiva, experimentando  vários meios e suportes, ampliando seu repertório para construção de um percurso criador, a partir do recurso de materiais reutilizáveis, fazendo o reaproveitamento dos mesmos.

Apreciação e análise de produções de artes visuais próprias, de colegas e de artistas profissionais , a partir de produções artísticas feitas com materiais reutilizáveis;

Apreciação de obras artísticas em varias modalidade: ex – desenho, pintura, gravura, escultura, fotografia, colagem. Com foco na arte a partir do principio da reciclagem.

Realização de desenhos de: observação, de memória e de imaginação;

Criação de pinturas, a partir de pesquisas de meios e suportes variados e exploração das possibilidades expressivas do uso do material e dos elementos dessa modalidade artística.

Produção de uma obra, individual ou coletiva, para exposição da mostra cultural.

Orientações didáticas
Este trimestre é dedicado a exploração da linguagem artística visual com foco na produção de obras a partir da reutilização de materiais. São muitas opções de produções! A ideia é agregar a produção artística a conscientização da educação ambiental,  transformando o que seria descartado em arte.
Esta ação educativa pode partir de uma pesquisa no laboratório de informática, sobre “ARTE E RECICLAGEM”, fazendo uma pesquisa levantando as possibilidades de criação e de linguagem dentro deste recurso.
Nesta pesquisa, muitas propostas serão encontradas, basta o professor e a turma elaborarem um plano de trabalho, lembrando que a produção artística realizada pela turma será exposta no final do ano na mostra cultural.

Ø  Culminância desta etapa do projeto: Produção de uma obra individual ou coletiva, para exposição da mostra cultural, utilizando materiais reutilizáveis.

AVALIAÇÃO:
 Acontecerá ao longo do desenvolvimento do projeto. Através da observação, desempenho e  interesses dos estudantes na execução das tarefas propostas, produções e exposições das atividades.



Nenhum comentário :

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...